quinta-feira, 22 de abril de 2010

As TIC no meio profissional moderno

Área - Cultura, Língua e Comunicação (CLC)

DR2 - MICRO E MACROELECTRÓNICA

Ficha de trabalho



1 - Apresente as principais alterações que o computador veio introduzir no domínio profissional.
Com a entrada dos computadores nas empresas, estas viram-se obrigadas a estruturarem um novo conceito de métodos de trabalho que até aqui não existiam, levando mesmo a efectuar alguns despedimentos.
Com o avançar da tecnologia, os computadores são cada vez melhores, menores e mais baratos, o que os torna indispensáveis para as empresas, pois além de conseguir ser mais produtivo e eficaz que um ou mais trabalhadores, permite ganho de tempo, optimização de recursos e processos, evita erros, tendo como consequência o aumento de lucros, facilitando ao máximo a administração de uma empresa, de forma eficaz e segura.
O computador veio ajudar nas relações sociais, permitindo que os contactos entre os indíviduos não se limite ao contacto face a face, independentemente do espaço e do tempo definidos.
Também veio possibilitar às empresas, além de poupança de tempo na questão burocrática, uma maior competividade, e uma mais-valia para qualquer empresa que queira lutar por um lugar no mercado, já que a concorrência é muita.
2 - Quais os efeitos da "lei" de Moore nas empresas que pretendem continuar competitivas?
A "Lei" de Moore, que na verdade não é uma lei mas sim uma constatação de Gordon Moore , um fundadores da Intel, ficou conhecida no mundo tecnológico num artigo onde previu que a complexidade dos circuitos integrados iria duplicar anualmente, com uma correspondente redução de custos.
Ao fim de 40 anos, esta "Lei" ainda continua por cá.
A consequência directa da "Lei" de Moore, é que os preços baixam ao mesmo tempo que as prestações sobem: o computador que hoje vale 1.500€ estará metade no ano seguinte e acaba por ficar obsoleto em dois anos. Esta lei coloca alguma pressão nas empresas.
3 - Comente a seguinte afirmação "o computador não veio ocupar o espaço do homem no mercado de trabalho" (N.Negroponte).
Pessoalmente, concordo com a afirmação, visto que o computador para trabalhar necessita de um utilizador (pessoa), mas, em contrapartida, com o aparecimento do computador houve certas profissões que foram extintas, derivado às alterações que o mesmo trouxe ao mercado de trabalho.
Também trouxe vantagens porque surgiram outras profissões que dependem do computador e, ao mesmo tempo, abriram-se empresas do ramo, assim como também se criaram novos postos de trabalho.
Hoje, através do computador, podemos trabalhar em casa ou no escritório, para qualquer parte do mundo.
4 - Enuncie algumas vantagens do uso dos equipamentos e programas informáticos quanto aos processos de comunicação ou à sistematização e tratamento da informática.
Como é do conhecimento geral, a informática trouxe à nossa sociedade uma grande transformação, ao introduzir sofisticados meios tecnológicos no quotidiano dos cidadãos, tornando-os imprescindíveis no trabalho, na própria gestão da informação pessoal e no meio doméstico, uma vez que se pode processar e ao mesmo tempo transmitir diferentes tipos de informação (voz, dados, imagens, fotografia).
5 - Apresente o seu testemunho/reflexão sobre as consequências do uso das TIC na sua profissão.
Na minha profissão considero o uso das TIC uma mais-valia, tanto a nível profissional como para a empresa.
Diariamente utilizo as TIC, quando estou a trabalhar no computador lançando movimentos contabilísticos, analiso contas correntes, tiro balancetes, faço processamento de salários, etc., como também efectuo pesquisas na internet (saldos/movimentos dos bancos) utilizo o correio electrónico, (recebo e envio emails), pago o IRC/IRS.
Também utilizo o Fax (envio e recebo informação), telemóvel e telefone fixo para contactar com os clientes e fornecedores.
Com o evoluir da tecnologia, o computador veio ganhar espaço nas empresas, fazendo com que as mesmas tenham de acompanhar a evolução para poderem rentabilizar o trabalho executado e o investimento efectuado, podendo assim criar lucros, ao mesmo tempo proporcionando aos seus colaboradores melhores condições de trabalho.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Europass
Curriculum Vitae


Informação pessoal
Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) ( -.-.-.-.-.)
Morada(s) ( ………..)
Valadares
P-4405-876 Vila Nova Gaia (Portugal)
Telefone(s) (351)22 01 00 002 Telemóvel (351) 96 00 01 000
Endereço(s) de correio electrónico 10t… @…com.
Nacionalidade Portuguesa
Data de nascimento 21/10/1963
Sexo Masculino

Experiência profissional 1º Escriturário

Datas 1983 - 2009
Função ou cargo ocupado 1º Escriturário/Tesoureiro
Principais actividades e responsabilidades
Contabilidade (classificação e lançamentos contabilísticos)
Pagamentos a Fornecedores
Cobranças de clientes
Reconciliação de contas
Posição do caixa/Tesouraria
Facturação (Recibos, facturas, vendas a dinheiro,notas débito, crédito)
Elaboração de documentos das Companhias de Seguros referente a sinistros auto
Responsável pelos seguros da empresa (alterações, pagamentos, etc.)
Expediente geral (arquivo, telefone, fax, etc.)
Computador na óptica do utilizador

Nome e morada do empregador - Ex: Intermotor-Automoveis, Lda.
(Encerrada a 01/Março/2010)
Tipo de empresa ou sector Automovél Peças e Acessórios

Educação e formação

Datas 01/10/1968 - 30/06/1981
Designação da qualificação atribuída nivel 3
Principais disciplinas/competências profissionais Ensino Complementar (Incompleto)
Contabilidade/Administração
Informática
Nome e tipo da organização de ensino ou formação Escola Secundária Oliveira Martins
Porto

Aptidões e competências pessoais

Primeira língua Português

Outra(s) língua(s)
Auto-avaliação Compreensão Conversação Escrita
Nível europeu (*) Compreensão oral Leitura Interacção oral Produção oral
Espanhol C1 Utilizador avançado B1 Utilizador independente B2 Utilizador independente B2 Utilizador independente B2 Utilizador independente
(*) Nível do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR)


Aptidões e competências sociais Capacidade de trabalho em grupo

Aptidões e competências de organização Sentido de organização (trabalho)

Aptidões e competências técnicas Computadores (conhecimento na
optica do utilizador)

Aptidões e competências informáticas Informática na óptica do utilizador

Outras aptidões e competências (hobbies, desporto- especialmente
natação, caminhadas, bicicleta.

Carta de condução Carta de veículos ligeiros (B).


Informação adicional Pessoas de contacto:

Srº Carlos Pereira
Srº Almeida

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CLC telemóveis


Os telemóveis, na minha opinião, são aparelhos de comunicação cujo funcionamento é feito através de ondas electromagnéticas que permitem a transmissão através de voz e dados utilizáveis numa área geográfica que se
encontra dividida em células.
Os telemóveis têm um papel muito importante no quotidiano do ser humano.
Fazem parte de uma tecnologia vista como necessária por ser portadora de várias funções, tais como relógio, agenda, contactos, sms, e-mails, jogos, rádio, mp3, etc. além de que são práticos e de grande utilidade. Por exemplo em casos de sinistralidade, emergência em geral, e no cantacto com milhares de pessoas, além dos milhões de sms que mandamos no dia-a-dia.
Para além de fazer chamadas, o telemóvel também pode servir para viajar na net, tirar notas, tirar fotografias, guardá-las reproduzi-las e fazer filmes, daí que a sua utilidade seja muito mais do que fazer apenas telefonemas.
As vantagens de um telemóvel quer a nível pessoal quer profissional, são as pessoas estarem sempre contactávéis, independentemente do local onde se encontrem. A nível profissional ajuda muito para que as pessoas tenham maior mobilidade e flexibilidade, podendo resolver assuntos fora do seu local de trabalho.
Em relação às desvantagens, em minha opinião o uso excessivo do telemóvel pode originar perda auditiva derivado à radiaoctividade, já existem estudos que comprovam isto. Outra é ser interrompido em determinadas situações com chamadas ou sms que muita das vezes acabam por ser inoportunas.